domingo, 1 de novembro de 2015

George, o pai do operador boolean

George Boole (1815-1864)
Todo bom programador conhece o operador boolean, que contém dois valores: 1 representando uma condição é verdadeira e 0 para condição falsa. O que pouca gente sabe é quem desenvolveu e aplicou pioneiramente esse tipo de dado. No caso, foi George Boole.

Só que o Google não ignora essa informação, tanto que hoje, 2 de novembro,  o— praticamente absoluto — buscador da internet homenageia aquele brilhante matemático inglês, por ocasião do 200° aniversário de seu nascimento, destacando Boole no Doodle (aquelas animações que aparecem no lugar do logotipo da página inicial de busca do Google).


Indiretamente, portanto, George Boole foi um contribuinte à lógica de programação, em que o operador booleano (boolean, em inglês) é estrategicamente aplicado em sistemas que requerem uma ação precisa para fornecerem opções apropriadas.

Por exemplo, tendo duas variáveis (AB), você pode usar operações que façam comparações com essas variáveis para então definir uma resposta. Então, você pode condicionar: "verificar se são capitais estaduais..." (A and B). Nesse caso, digamos que seja Belo Horizonte B seja João Pessoa, logo nós teremos um valor booleano no valor 1, de verdadeiro. Caso contrário, o valor retornará falso.

Outra aplicação do operador booleano: numa condição "Se ou for um animal..." (A or B). Nesse caso, se pelo menos uma das variáveis, ou mesmo as duas, corresponderem à condição, então o valor retornará verdadeiro.

De outra forma, se a condição usar o operador xor (ou exclusivo), então o valor a ser retornado só será verdadeiro se apenas uma das variáveis corresponder ao quesito em voga (A xor B). Por exemplo: "Se somente ou somente for uma fruta...".

Porém, antes mesmo da criação da computação, George Boole já aplicava o seu sistema boolean em álgebra (ver mais em álgebra booliana).

Conheça a biografia do matemático George Boole na Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário