O Google lançou em junho deste ano o seu estúdio gráfico Google Web Designer, com o qual você cria animações interativas para web, por exemplo, para anúncios ou infográficos para sites, ou mesmo uma web propriamente dita. É, digamos, a aposta da empresa para a substituição dos memoráveis filmezinhos rodados em Flash Player.
O software é gratuito, porém ainda é anunciado como programa beta, ou seja, em fase de testes.
Visite o site oficial do Google Web Designer.
Basicamente o estúdio trabalha assim: você cria uma peça visual e dá vida a ela através de recursos como animação e interação.
A animação se dá com a montagem de frames (quadros) em uma timeline (linha do tempo), que pode ser executado linearmente (por exemplo, seguidamente do primeiro quadro até o último) ou com interações (por exemplo, com um clique ou simplesmente se o mouse for rolado sobre o objeto) que movam a reprodução do filme para um quadro determinado.
O estúdio permite o uso de camadas, o que viabiliza animações mais dinâmicas ainda. Por exemplo, você usa uma camada para o background e sobre ela você usa uma nova camada para um objeto especial que receberá animações ou funções específicas, como uma caixa de texto, um botão, figuras recortadas etc. Controlando as camadas isoladamente, você pode fazer coisas muito interessantes.
Veja um projeto modelo clicando aqui.
O Google Web Designer já vem com vários samples (modelos) que você pode editar para ajustar aos seus projetos ou mesmo para ajudar no aprendizado das funcionalidades que o estúdio oferece. No final, basta exportar o arquivo e tudo fica prontinho para ser publicado na internet.
Vale a pena dar uma conferida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário